quinta-feira, 17 de março de 2011

App do Dia - Samba File Sharing for Android

Para usar esta aplicação seu android tem que estar rooteado.

O que é:
Samba File Sharing, é uma aplicação simples, que como todos que já usaram linux devem estar imaginando, ela habilita compartilhamento de arquivos do cartão SD.

Como usar:
Você só precisa configurar o Grupo de Trabalho, um usuario e uma senha para habilitar, e claro, estar com a WI-FI habilitada. Assim que tiver rodando na tela inicial do samba vai aparecer o seu ip, vá no seu micro windows e acesse ele, e você terá acesso a todos os arquivos do cartão SD sem precisar ligar USB, nem nada.


Isso facilita muito o acesso à arquivos, em qualquer lugar que tenha uma rede wireless. Assim você não precisa mais levar cabos para todos os lugares, e nem usar o DropBox (que queira ou não existe uma demora a mais).

Link no market: https://market.android.com/details?id=com.funkyfresh.samba&feature=search_result

Desenvolvendo para Android - Criando uma Activity


Antes de comçarmos a desenvolver, vamos entender uma das coisas mais importantes para desenvolver para Android, a classe Activity.

Entendendo uma Activity
A Activity é a classe gerenciadora de UI (interface de usuário), todo aplicativo tem pelo menos uma activity. Uma Activity consiste em 1 arquivo.java e 1 arquivo.xml (sendo que esse segundo não é obrigatório), no qual o .xml definirá o layout, caso queira um layout diferente dos existentes, e o arquivo .java define o código da Activity.

Criando uma Activity
Agora que já entendemos o que é uma Activity iremos cria-la.
Primeiro vá na pasta “src” depois no seu projeto “com.example.seuprojeto” e clique com o botão direito.  “New > File”. No campo “File name” digite o nome da activity, por exemplo “Lista.java”. Depois disso será criado um arquivo .java, porém esse arquivo vai estar em branco. Você terá que colocar os “import” manualmente, e não esquecendo que todo arquivo.java terá que ter na primeira linha a descrição do package, por exemplo, “package com.example.seuprojeto;”.
Pronto, criamos nossa Activity, podemos programar do jeito que quisermos, então é só mão na massa e compilar? Na verdade não.

Declarando uma Activity

Antes de começarmos a mexer no arquivo, vamos abrir outro arquivo do nosso projeto, que está na pasta raiz, chamado “AndroidManifest.xml”. Ao abrirmos esse arquivo no Eclipse, ele irá abrir uma janela com as funções, o que facilita muito. Nessa primeira tela, vamos descer toda a barra até a parte que está escrito “Application Nodes”, clique em “Add”, selecione a opção “Create a new elemento at the top level, in Application” e iremos ver uma opção com o nome de “Activity” selecione ela e clique em “Ok”, após isso repare que do lado do “Application Nodes” apareceu uma parte nominada “Attributes for” no campo “Name” clique no botão “Browse...” e você verá sua Activity lá, selecione ela, e clique em “Ok”. Após isso salve seu projeto e sua Activity estará pronta para ser usada. 

quarta-feira, 16 de março de 2011

Preparando Ambiente de Desenvolvimento Android

Bom, preparei o ambiente de desenvolvimento, e agora vou ensinar vocês a fazer o mesmo.

Requerimentos:

-IDE Eclipse (http://www.eclipse.org/downloads/packages/eclipse-classic-362/heliossr2)
-SDK Android (http://dl.google.com/android/installer_r10-windows.exe)

Passos:

1- Faça o download dos dois requerimentos.

2- Após o download instale o IDE Eclipse, você irá baixar o zip extraia ele numa pasta dentro do C:\ de preferência, execute o arquivo Eclipse.exe

3- Instalar o SDK Android, se você baixou do link acima, você só precisará executar o arquivo que ele fará o resto sozinho, lembre-se de anotar o caminho de instalação, você irá precisar dele para configurar o ADT.

4- Após a instalação do SDK ele irá abrir um SDK Manager, eu aconselho a fazer o download e instalar
todos os itens, todas as versões do android e todos os API da Google.

5- Depois disso feche o SDK Manager, e abra o Eclipse. Dentro do Eclipse vá na opção "Help\Install New Software...", clique no botão "Add", vai abrir uma janela, no campo "Name" coloque "ADT Plugin" e no campo "Location" coloque o seguinte endereço "https://dl-ssl.google.com/android/eclipse/"  clique em "Ok", Selecione a opção "Developer Tools" e clique em "Next". Você verá uma lista com todas as ferramentas para download, clique em "Next". Marque "Aceito a licença" e clique em "Finish". Quando terminar reinicie o Eclipse.

6- Agora vamos configurar o ADT. Abra o Eclipse, vá em "Window\Preferences...", selecione "Android". Na janela que vai abrir no campo "SDK Location" coloque o caminho que foi instalado o SDK, clique em "Apply" e "Ok".

7- Vamos criar um AVD (Android Virtual Device) para poder emular o Android. No Eclipse vá em "Window\Android SDK and AVD Manager". Selecione "Virtual Devices" no painel à esquerda, Clique em "New", escolha um nome, por exemplo, "my_avd". Selecione a versão do android que irá rodar (lembre-se que aplicações feitas para 1.6 rodarão num 2.3 normalmente, já o contrário não funciona). Clique em "Create AVD"

Pronto, seguindo esses passos você terá seu ambiente de desenvolvimento Android criado, e configurado. Lembre-se que para criar um projeto vá em "File\New\Project" e selecione "Android Project".

ps. Vale lembrar que se você utiliza Windows 7 execute o Eclipse sempre como Administrador, caso contrário irá retornar erro "Conversion to Dalvik format failed: Unable to execute dex: wrapper was not properly loaded first"

Em breve primeiros passos no desenvolvimento de Android, explicarei como criar uma aplicação "Hello Android" bem simples.

terça-feira, 15 de março de 2011

Começando a desenvolver para Android.

Depois de enrolar quase 1 mês, resolvi hoje começar a desenvolver para Android. Afinal já tenho meu Milestone 2, para realizar os testes.
Comecei a procurar na internet o que preciso para configurar corretamente um abiente de desenvolvimento, até que é simples:
-IDE Eclipse (download no próprio site)
-Android SDK (donwload no site da google)
-ADT Plugin (instalado pelo eclipse)

Então comecei os downloads, enquanto não terminava fui lendo outros sites. A maioria deles só explica o famoso "Hello World", ou então explicam tão profundamente cada classe que você acaba se perdendo.
Então decidi que vou começar uma sequência de postagens em forma de tutorial.
Conforme eu vou aprendendo eu vou postando para passar a experiência para vocês.
No próximo post, realizarei um tutorial de instalação do ambiente e configuração, com fotos e tudo mais que eu conseguir xD.
Então até o próximo post.