segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Configurando um ambiente de desenvolvimento - Parte 1

Hoje de manhã resolvi começar a desenvolver um projeto pessoal, e aí que vem a primeira parte de qualquer desenvolvimento. Montar e configurar um ambiente de desenvolvimento.

O que é:
Um ambiente de desenvolvimento, é tudo que você vai precisar para desenvolver um projeto. Desde o sistema operacional, compiladores, repositórios, até a distribuição final do produto.

Primeiros passos:
Neste post resolvi pular o básico, tendo em vista que depende muito de linguagem a linguagem, cada uma com um compilador diferente. Então os primeiros passos seriam, instalar um sistema operacional, instalar e configurar os compiladores de acordo.

Agora vamos para a parte interessante. O repositório.
O repositório para quem não sabe o que é, é basicamente uma pasta que irá armazenar uma cópia do seu código, e com a facilidade de guardar versões, mudanças e comentários.
Ou seja, você adiciona um linha no arquivo, depois você consegue voltar para a versão anterior, verificar as mudanças, e verificar os comentários.
Então, primeiro passo, fui configurar um repositório, como o futuro é "cloud-computing" aonde seria melhor para estar o repositório se não na "nuvem"?
Comecei a pesquisar sobre os repositórios online e "free".
Primeira coisa que vocês devem saber, os melhores repositórios apenas são de graça se o projeto for open-source. Por exemplo, temos o google code que só hospeda projetos open-source. Depois temos o source-forge que também se for open-source é de graça. Então, se seu projeto não for open-source, esqueça esses repositórios.
De todos que eu procurei, um que chamou minha atenção foi o BitBucket.org, de graça, mesmo com o projeto private. Porém ele trabalha com mercurial, em vez do git ou SVN.

Mercurial:
O mercurial se mostrou muito fácil de instalar, configurar e usar. Após a instalação completa, é só ir à pasta que você quer que seja seu "working folder" (diretório de trabalho) e dar um hg clone para clonar do site, e então ir trabalhando normal, após o trabalho, é só dar um hg push e pronto, está comitado!

Bom, por enquanto é só, irei postando conforme vou utilizando essas ferramentas, e também, outras partes do ambiente de desenvolvimento, então fique ligado no blog para completar mais essa "saga" comigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário