quinta-feira, 17 de março de 2011

Desenvolvendo para Android - Criando uma Activity


Antes de comçarmos a desenvolver, vamos entender uma das coisas mais importantes para desenvolver para Android, a classe Activity.

Entendendo uma Activity
A Activity é a classe gerenciadora de UI (interface de usuário), todo aplicativo tem pelo menos uma activity. Uma Activity consiste em 1 arquivo.java e 1 arquivo.xml (sendo que esse segundo não é obrigatório), no qual o .xml definirá o layout, caso queira um layout diferente dos existentes, e o arquivo .java define o código da Activity.

Criando uma Activity
Agora que já entendemos o que é uma Activity iremos cria-la.
Primeiro vá na pasta “src” depois no seu projeto “com.example.seuprojeto” e clique com o botão direito.  “New > File”. No campo “File name” digite o nome da activity, por exemplo “Lista.java”. Depois disso será criado um arquivo .java, porém esse arquivo vai estar em branco. Você terá que colocar os “import” manualmente, e não esquecendo que todo arquivo.java terá que ter na primeira linha a descrição do package, por exemplo, “package com.example.seuprojeto;”.
Pronto, criamos nossa Activity, podemos programar do jeito que quisermos, então é só mão na massa e compilar? Na verdade não.

Declarando uma Activity

Antes de começarmos a mexer no arquivo, vamos abrir outro arquivo do nosso projeto, que está na pasta raiz, chamado “AndroidManifest.xml”. Ao abrirmos esse arquivo no Eclipse, ele irá abrir uma janela com as funções, o que facilita muito. Nessa primeira tela, vamos descer toda a barra até a parte que está escrito “Application Nodes”, clique em “Add”, selecione a opção “Create a new elemento at the top level, in Application” e iremos ver uma opção com o nome de “Activity” selecione ela e clique em “Ok”, após isso repare que do lado do “Application Nodes” apareceu uma parte nominada “Attributes for” no campo “Name” clique no botão “Browse...” e você verá sua Activity lá, selecione ela, e clique em “Ok”. Após isso salve seu projeto e sua Activity estará pronta para ser usada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário